O Restaura Amazônia tem como objetivo geral contribuir para investimentos em restauração ecológica no Arco da Restauração, começando a construção de um cinturão verde na região do antigo Arco do Desmatamento na região da Amazônia Legal, com a consequente obtenção de benefícios relacionados à conservação da biodiversidade e de seus serviços ecossistêmicos, tais como disponibilidade de recursos hídricos, redução da erosão, melhoria do microclima, remoção de dióxido de carbono da atmosfera, além da geração de empregos e renda.
A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de contribuir para as metas globais de combate e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e às metas estabelecidas pela Convenção da Diversidade Biológica, no âmbito do Marco Global Kunming-Montreal de Biodiversidade.
São objetivos específicos do Restaura Amazônia:
O Restaura Amazônia opera com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com eventuais recursos de instituições apoiadoras. As instituições apoiadoras do Restaura Amazônia são empresas, fundações e associações privadas, pessoas jurídicas de direito público ou entidades da administração pública indireta que juntamente com o BNDES, podem participar da iniciativa, aportando recursos para a execução dos projetos de restauração, bem como no acompanhamento e gestão das iniciativas.
Com um aporte inicial de R$ 450 milhões, sendo R$ 150 milhões por Macrorregião (Macrorregião 1 abrangendo os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, Macrorregião 2 abrangendo os estados do Mato Grosso e Tocantins e Macrorregião 3 abrangendo os estados do Pará e Maranhão), o BNDES via licitação, selecionou três instituições, com a incumbência de atuarem no apoio à Gestão dos recursos destinados a cada uma das três macrorregiões, denominados Parceiros Gestores.
A FBDS é a gestora operacional e responsável pela condução do presente Edital em estreita articulação com o BNDES e Petrobras, no âmbito do Restaura Amazônia no Estado do Mato Grosso e Tocantins (Macrorregião 2).
A FBDS é uma organização brasileira privada, sem fins lucrativos, que atua na idealização, estruturação e execução de projetos e parcerias nas temáticas do desenvolvimento sustentável. Fundada em 1992, a FBDS implanta projetos de sensoriamento remoto e de combate a mudanças do clima, que preservam a biodiversidade e estimulam o desenvolvimento social incluindo projetos de gestão territorial e análises espaciais. Vem desenvolvendo projetos de mapeamento do uso da terra e de áreas prioritárias para restauração ecológica do bioma amazônico com governos estaduais e ao governo federal, com o intuito de apoiar, com conteúdo relevante, políticas públicas relacionadas à restauração, redução dos passivos ambientais e das áreas desmatadas.
Além do conhecimento territorial, a FBDS possui experiência na realização de projetos socioambientais na Amazônia, articulados com comunidades e governos, que geraram experiência e capacidade de articulação com atores locais, assim como conhecimento sobre a realidade social dessas comunidades.